21/01/2013

Tildas - Parte 2

Olá!!!!!

Antes de iniciar a postagem, alguns comentários sobre a primeira postagem sobre Tilda que vocês podem ver aqui.
A querida Delma Santos, me avisou que já temos os livros traduzidos para o português, na livraria Cultura! Ótimo para quem tem dificuldade com o inglês!!
Quanto ao banho de chá, na postagem eu informei que utilizo alguns sachês de chá preto, mas isso vai depender de quanto escuro queremos o tecido. Mas o tingimento vai até um ponto, depois disso ele não ficará mais escuro.

Se aventurar nesse pequeno universo de uma simples boneca, de pernas compridas, sem boca e de olhos expressivos, pode ser recompensador. Para quem esta se aventurando, buscando coragem para começar a primeira Tilda, eu digo: mãos á obra!!!! Parece difícil  mas com uma boa dose de paciência, tudo dá certo. Para as mais tímidas  confesso, eu iniciei com os bonecos menores, que chamava carinhosamente de sonecas. Eles tem uma estrutura de corpo mais básica e mais fácil de fazer. É uma boa dica para começar a se familiarizar com elas.

By Bea
Esse de azul, foi um dos primeiros. Aqui estão reunidos os meus primeiros trabalhos com a Tilda. Alguns ainda imperfeitos, mas a gente sempre aprende alguma coisa nova com cada uma delas. Um detalhe aqui outro ali....isso se chama aperfeiçoamento.

No post anterior, falamos sobre o tingimento, o risco do molde e a costura do corpo. Pontos pequenos e contínuos. Um detalhe: os moldes vem em tamanho original nas revistas, no box com 4 livretos, precisa aumentar 400%.

Hora de falar do desvirar, encher e no próximo post, o fechamento!
Depois de costurar em torno do risco do corpo hora de cortar o tecido. Prefira a tesoura menor para trabalhar, a Tilda é delicada, pede movimentos delicados, você não esta cortando e enchendo um saco de batatas, movimentos firmes, mas delicados. Pode utilizar tbm aquela tesoura para picote, para as voltas do pescoço por exemplo. Pode utilizar em toda volta, mas cuidado, não em qualquer uma delas, corte não muito rente a costura, mas tbm não muito longe. Se deixar muito próximo a costura, corre o risco de abrir quando fizer o enchimento. Se deixar muito distante, terás um amontoado de tecido nas voltas e o modelo ficará deformado. Se cortar com a tesoura reta, tome o cuidado de fazer pequenos picotes nas curvas do pescoço, pernas e braços. Muito cuidado.!!!!

Depois desvire. Eu utilizo um pincel velho, a ponta prendo na parte de baixo, e vou desvirando, meio chato de fazer, mas depois pega-se o jeito. Temos no mercado um instrumento, mas vai de cada um achar a melhor forma de fazer. Algumas alunas utilizam uma pinça para prender a parte do fundo para puxar. Cada um tem que encontrar a melhor forma de fazer!!

Dica: antes de desvirar, "limpe" a Tilda, fios, linhas soltas, não é por que vão ficar escondidos que precisam estar ali....

By Bea
By Bea

Tilda costurada, desvirada e passada a ferro.

By  Bea


Dica: Se for fazer uma, duas, três, não importa, faça na seqüência, passe todos os riscos, costure tudo, desvire e coloque o enchimento. Facilita o trabalho no final.

By Bea

Agora, uma das coisas que as alunas mais tem "receio", o enchimento. Todo mundo quer que a Tilda não tenha celulite, fique com a pele lisa e bonita. Requer paciência, e muita mas muita paciência.
Já vi "n" formas, mas a que eu melhor me adaptei e a que eu acho que fica mais apresentável, e que parece a que deixa a boneca com um aspecto mais liso é quando o enchimento é colocado de forma continua e a pluma aberta. Abrir o plumante, como se estivesse esticando e preenchendo. Não faça bolinhas de plumante, justamente isso deixa o aspecto "embolado". Foi dica de uma amiga e eu tentei inúmeras vezes até acertar o jeito. É verdade, eu tbm preciso tirar todo o enchimento varias vezes até chegar no que quero. Nem sempre se acerta de primeira. Com a ajuda de um hashi, aqueles pauzinhos de comer comida japonesa (essa dica foi da Su Keiber, do Cantinho). Ou um pedaço arredondado de bambu, mas a ponta deve ser áspera, isso prende o plumante para que ele não deslize.

Algumas deixam o corpo preenchido de forma bem "fofa" mas não tão firme. Eu prefiro encher bem e deixar o corpo bem firme. Durinho. Por isso a importância da costura dos pontos bem pequenos.

 Aqui, bracinhos, nem tão perfeitos, e pernas até que bem torneadas!

By Bea

Lembram do que comentei sobre riscar bem o molde, corretamente e costurar na linha? Pois é, depois do enchimento, se estiver torto e costurado de forma incorreta, o enchimento vai mostrar exatamente os contornos bem feitos, ou nem tão bem feitos assim....

By Bea

By Bea


A parte do pescoço é sempre uma briga, por ser afunilado, ele tende a dobrar enquanto manuseamos a boneca para finalizar o enchimento, para vestir, para fazer o cabelo, procure cuidar um pouco nestes momentos, depois ele ficará marcado. Conseguem visualizar?

By Bea
By Bea


No próximo post sobre Tilda, a parte 3, vou comentar também sobre a costura de emenda do corpo. Por exemplo a touca desta Tilda de natal, que nada mais é do que um prolongamento do corpo.

By Bea





Espero ter auxiliado de alguma forma, se tiverem dúvidas, é só postar o comentário!!

Vejo-as em breve!!!!

Grande beijo

Beatriz

17 comentários:

  1. Muito bom e da vontade de fazer!!!Considero que é muito para o meu jogo...Mas gosto de ver as suas...
    Queria me aventurar no coelhinho até me aventurei a comprar o livro lá na cultura,quem sabe crio coragem...
    liége

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liege!!!!!!!!!!!!!!! Mas comece agora!!!! Sem medo! OS coelhos são fáceis, bem mais fáceis do que as Tildas. Tente, se tiver duvidas, me pergunte inbox no face. Beijos querida!

      Excluir
  2. Gostei muito de tuas dicas, Beatriz!!!! Já me aventuro nas Tildas faz algum tempo mas sempre acho que está faltando um pouco..... o enchimento e o pescoco me pegam sempre..... Vou te acompanhar de agora em diante. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marion! Bem vinda!! Olha eu estou tentando dividir o pouco de sei, que aprendi fazendo, errando e tentando, e todo mundo tem algo a acrescentar sempre. A aprender sempre. Eu tbm me pego as vezes em algumas encruzilhadas, principalmente nas roupas!! Estou por aqui!

      Excluir
  3. Fazer a primeira Tilda é emocionante, a minha primeira ficou meio enrugada, com os olhos maiores do que queria, um defeitinho aqui, outro ali mas só os vejo hj pois qdo a fiz achei maravilhosa, rs. Foi ela que me abriu as portas pra que outras viessem, não imaginei que conseguiria fazê-la afinal não fiz curso de costura, sou autodidata... mas a paixão pelas Tildas me fez criar coragem. Ainda não domino totalmente as técnicas de costura mas aos poucos a gente vai pegando o jeito. Parabéns pela postagem, vc escreve muito bem, é como se estivéssemos conversando... Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delma!!! Era isso que eu queria, uma conversa! Eu nao fiz todas que gostaria, me falta tempo, e trabalhando fora, é mais complicado. E o engraçado é, em cada uma delas algo diferente. Algo novo. Obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  4. Bea estou adorando...é como vc disse uma nova tilda é uma experiência nova...qdo eu a vi pela 1ª vez me apaixonei...amo...estou adorando suas colocações...
    Parabéns!!! e Sucesso...

    ResponderExcluir
  5. NOssa que perfeito... estou amando ver seus posts... e vou seguindo tudo com atencao..bjs pra vc otimo trabalho e muito obrigada por todas estas dicas...

    ResponderExcluir
  6. Olá bea hoje comecei a acompanhar seus pos e já estou amando.Vou voltar mais vezes.Bjs.
    Malú

    ResponderExcluir
  7. Olá Bea! É a primeira vez que entro no seu blog. Comecei a fazer Tildas mas dei uma parada porque elas não ficavam do meu agrado: pernas com muuuuita celulite, pescoço quebrado... Depois deste post, vou retomar!
    Muito obrigada pelas dicas
    Rosane Rombaldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane!! Não desista!! Eu comecei pelos bonecos menores, e pelos coelhos, eles dão a base, por serem mais simples e fáceis de fazer. Tente. Se tiver alguma duvida que eu possa ajudar, so chamar!!
      A maioria das dicas, eu entendi fazendo, cada uma cria sua tecnica, o que pode ser bom e facil para mim pode nao ser para ti. MAS precisa tentar sempre. Eu abri muita tilda, refiz muito cabelo, tirei muito plumante!!!Sem medo!! TEremos mais postagens em breve!!!Beijos!

      Excluir
  8. Beatriz...adorei ler seus comentários sobre as Tildas. Adoro trabalhos manuais, sempre estou procurando uma novidade e foi assim que me deparei com este mundo delicado e encantado dessas bonecas. Olhei muitos sites sobre esse tema e diziam serem "facílimas" de confeccionar, mas, foi só tentar fazer a primeira pra descobrir que é mais difícil do que parece e já estava ficando desanimada quando encontrei o seu blog maravilhoso e isso me deu um fôlego novo. Percebi que é uma questão de tempo,treino e muita paciência pra chegar num bom resultado. Obrigada por estes posts, as dicas e tudo o mais, hoje aprendi muito com você, principalmente, a não ficar desanimada e a nao desistir!! Grata, Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariangela!! Em breve novos posts sobre Tildas! Espero que ajudem!!

      Excluir
  9. Amei....amei....onde consigo os moldes?
    Obrigada.
    bjux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla!! Consegues os originais nos livros Tilda a venda nas livrarias SAraiva e Cultura, alguns atelies tbm vendem. A internet traz muitos moldes, mas não saberemos se estão em tamanho original!!

      Excluir
  10. Oi Bea! Adorei seu passo a passo, ficou muito bem explicadinho para quem tem medo de fazer Tildas, Parabéns. Bjssss
    marisa-minhasartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marisa! Seja bem vinda e se puder ajudar só perguntar!

      Excluir