Vou antecipar uma parte do post parte 3 sobre Tildas!!!
Antes, como sempre, alguns comentários.....
Quando a gente decide que vai fazer uma Tilda, ao menos para mim, acho que é um processo. Não é apenas pegar um tecido qualquer e passar o molde, costurar, recortar, encher e fechar. Costurar as roupas de qualquer cor, sem combinar, fazer assim, de qualquer jeito, uns penduricalhos aqui, enfeites ali, e pronto. Feito. Nasce uma tilda. Não..... você não esta fazendo isso direito......
Tilda é delicada. É forte. Se ela tivesse boca gritaria quando visse o que andam fazendo por ai....
A beleza dela esta justamente na exclusividade, no carinho com que ela é feita. Em descobrir como ela é feita para chegar no ponto de ser admirada.
Essa minha tentativa abaixo, foi um processo de aprendizado. Hoje elas ficam bem melhores....
![]() |
By Bea |
Por outro lado ela se dá. Ela é um presente. Ela é um achado. De tão bonita, quando bem feita, é produto para admiradores. Para ficar ali, pendurada com suas belas asinhas brancas. Seus belos vestidos de poá branco e vermelho ou com sua calça jardineira.
![]() |
By Bea |
Temos algumas Tildas bem estilizadas rodando por esse mundo, e algumas valem a pena. Outras não passam de uma vaga lembrança do que deveria ser uma Tilda. As tildas estilizadas da Agata, são lindas. Diferentes. Mas elas tem um contexto. O que faz a diferença é o tema em que elas estão inseridas. Tem longos cabelos trançados, roupas de tricô. Asas enormes. E meias!! De todos os tipos! E sempre pode-se pegar, levar por ai. Vale a visita ao blog.
No blog da Angel Atelier, as tildas tem um traço delicado, fino, de tecidos em tons pastel, quase apagados, mas que trazem um ar de delicadeza e leveza a essas belas bonecas. Uma mistura de tricô, tecidos de boa qualidade, enchimento perfeito, detalhes quase imperceptíveis, e o melhor de tudo: Acabamento perfeito. Sem contar os cabelos meticulosamente arranjados em coques laterais. Louros. Uma boneca perfeita. No estilo Le Mondes Des Créations.... Tudo é uma questão de estilo. E de bom gosto.
As vezes eu acho que as meninas querem economizar no enchimento. Outras vezes, não tem a noção correta de como combinar os tecidos, as cores. Não que isso seja errado, mas ficar berrante demais não é a proposta.
Eu não sou expert em Tilda, faço as minhas do jeito que aprendi. E tento repassar esse pouco que sei, nas aulas lá no Cantinho, e aqui no blog. Mas visualmente, a gente reconhece o que é bonito. E bom.
Hoje, vou comentar apenas um dos passos. A tilda que tem o corpo + roupa, numa única costura.
O que parece? Olhando assim, o chapéu esta preso a cabeça. Não. O próprio chapéu é a cabeça, e vice-versa.
O processo é simples.
Costure dois tecidos formando um só, o do corpo e o da parte da roupa, (nesse caso o chapéu) e depois passe o molde.
Aqui a parte do tecido cor da pele será a cabeça, e a parte colorida, será parte do vestido.
Depois só virar direito com direito e passar o molde. A linha pontilhada é a marca onde ficará a costura dos tecidos.
Como já havia comentado nas outras postagens, pontos pequenos e corte rente á costura, com tesoura de picote. Evita problemas no enchimento.
É fácil de fazer e o efeito é muito bonito quando os tecido são bem combinados.
Aqui, o cabelo esconde a emenda, fazendo parecer que o chapéu é feito separado.
Esse é o resultado. Um vestido de mangas e corpo. A saia sobrepondo o corpo, e pernas com uma calça justa.
Por hoje é isso, preciso tirar algumas fotografias de passo a passo, para ir explicando, e para o próximo post preciso montar uma tilda, e explicar o fechamento das pernas e braços!
E com grandes abraços eu me despeço de vcs!!!
Beijocas!!